VIDEOCOMUNICAÇÕES PESSOAIS

 

Há perda de informação num diálogo em que apenas exista comunicação verbal. A comunicação não-verbal é fundamental ao relacionamento entre pessoas. O contacto visual, a percepção de olhar, a linguagem corporal, e as expressões faciais complementam as palavras, clarificando a sua intensão [14], [15].
As soluções de telepresença resultam do trabalho conjunto da engenharia e da psicologia (factor humano). Este serviço aposta no realismo, criando uma ilusão de proximidade. O foco é dar aos intervenientes a sensação de partilha de espaço, de estar sentados à mesma mesa de reuniões. Aquando da tomada de decisões, todos os factores pesam.

Solução de telepresença, DVE Immersion Room™ [16]


Assim, para uma experiência o mais realista possível, é essencial que se experiencie tanto os elementos verbais como não-verbais da conversa (referidos a cima). É igualmente importante que na imagem de vídeo o tamanho das pessoas seja life-size (tamanho real), e a qualidade sonora do sistema deve permitir distinguir as variações de voz e tom.
Os serviços de telepresença são ainda uma tecnologia dispendiosa, não acessível ao consumidor comum.


Distinção entre a videoconferência tradicional e a telepresença. Cisco, [17]